A CRIPTA

Para a visita da cripta, entra-se por uma porta lateral, em nível inferior, do lado esquerdo.
Contráriamente, a entrada para as cerimônias (como a procissão até o « reposoir » (altar de adoração onde repousa o Cristo, na Quinta-feira Santa), se faz pelo exterior, lado direito da fachada, por uma escada e duas portas de bronze, que são cópia do Batistério de Florença.
…………………………………………………………………………………………………………………
Os arcos em estilo muito puro, se bem que austeros, formam um largo «déambulatoire» pronto para as procissões (como a procisão eucarística das primeiras sexta-feiras do mês, ou da Via Crucis, na Sexta-feira Santa…) e grandes estátuas espalhadas no local, em pedra (de São Denis, Santa Geneveva, Santo Inácio, São Francisco Xavier…)
No meio, a capela da Piedade (Pièta), sustentando a nave, contendo também uma estátua monumental da Virgem ao pé da Cruz :
- o túmulo dos cardeais Guibert e Richard, elevados nas suas efígias ;
- um monumento à memória do cardeal Amette ;
- uma urna contendo o coração do iniciador do Voto Nacional, Sr. Legentil ;
- a primeira pedra da Basílica (diante do altar, no solo) ;
- um monumento à memória dos padres e seminaristas mortos durante as duas guerras mundiais ;
- um Cristo feito em bronze muito venerado na Sexta-feira Santa.
Contornando o local, encontramos sete capelas laterais a leste e sete capelas laterais a oeste.
A capela da absídia é dedicada à Santa Família.
É elevada com uma estátua do Sagrado Coração oferta pelo Marechal Mac-Mahon. Esta representação do Cristo, os braços bem abertos, inspirará o Bem Aventurado Charles de Foucauld, que representará o Sagrado Coração segundo o mesmo modelo na capela do hermitão de Béni-Abbès na Argélia.
Em frente, encontra-se a capela de São Pedro, cujas colunas suportam o altar da Basílica. Foi aqui que Santa Terezinha veio orar em 1887 consagrando-se ao Sagrado Coração de Jesus, com seu pai, o Bem Aventurado, Luis Martin, e sua irmã Cecília. O altar de São Pedro é elevado com uma representação moderna do Sagrado Coração, realizada com massa de papel, inspirada do desenho do Sagrado Coração do Bem Aventurado Charles de Foucauld de Béni-Abbès :
« Um grande Sagrado Coração, de pé, mais ou menos de tamanho natural… estendendo seus braços para abraçar, apertar, chamar todos os homens e se dar a todos, oferecendo-lhes seu coração…. »
No tesouro da Basílica, encontram-se belos ornamentos oferecidos à Basílica, entre os quais, a « chasuble » de consagração em lençol dourado, e a capa oferecida por Leão XIII, assim como numerosas oferendas (« ex-votos ») dos fiéis em sinal de reconhecimento e de graças alcançadas.